domingo, 25 de abril de 2010

Conteúdos da Educação Física - Texto 2os Anos

As diversas disciplinas do currículo escolar são repletas de conteúdos. A disciplina matemática tem como conteúdos, por exemplo, funções, trigonometria, potenciação, equações, etc. A disciplina Português tem, por exemplo, como conteúdos, sujeito, verbo, orações, gramática, dentre outros.
A disciplina Educação Física também tem diversos conteúdos. O documento oficial que orienta a Educação – os Parâmetros Curriculares Nacionais – diz que esses são os conteúdos da Educação Física:
Esportes;
Jogos;
Lutas;
Ginástica;
Atividades Rítmicas e Expressivas;
Conhecimento sobre o corpo.
Este documento vai falar um pouco sobre cada um dos conteúdos listados acima, além de fazer uma ou outra consideração.
O primeiro conteúdo apresentado acima é os esportes. Você sabe o que é um esporte? O esporte é um jogo de competição com regras rígidas, fixas. Ou seja, se é de competição, alguém tem que ganhar e alguém tem que perder. E como tem as regras fixas, é jogado da mesma maneira em diversos lugares do mundo. Por exemplo, uma partida de Futebol de campo no Campeonato Brasileiro tem a mesma duração que uma partida de Futebol da Copa do Mundo. Em nenhum desses ou de outros torneios oficiais pode-se jogar uma partida com menos de 90 minutos (mais os acréscimos do árbitro). O tempo de duração é sempre o mesmo.
Além disso, o esporte tem outras características. Ele é organizado em federações e confederações, pode ser amador ou profissional, e pode ser individual ou coletivo.
Nas aulas de Educação Física esporte deve ser trabalhado de muitas formas. O professor deve ensinar, sim, as regras, os fundamentos, algumas jogadas mais técnicas. Mas deve também mostrar que podemos usar o esporte de outras formas. Podemos jogá-lo de maneira diferente no dia-a-dia. Podemos aprender coisas com ele. E, naturalmente o professor não pode esquecer de trabalhar a parte lúdica. Essa palavra - lúdico - significa recreativo, prazeroso. O esporte na escola deve ser prazeroso, como toda a aula de Educação Física, aliás, como todas as aulas deveriam ser.
Lembrando que são os esportes, e não um esporte. Diversos esportes devem ser abordados nas aulas de Educação Física, e não somente um.
Além dos esportes, temos o jogo. Mas você pode perguntar: esporte não é jogo? Todo esporte é um jogo, é verdade, mas nem todo jogo é um esporte. O jogo, antes de mais nada, tem regras flexíveis, e não fixas como no esporte. O jogo pode ser vivenciado de várias maneiras diferentes. Vamos dar um exemplo em um jogo de Carimba. A bola pode ser qualquer bola macia que possa ser jogada no outro sem doer muito. O espaço é do tamanho onde o grupo vai estar. Não existe um tamanho fixo. Quantidade de pessoas? Quem estiver presente. Quanto mais, melhor, mas pode ser quantas pessoas estiverem querendo jogar, basta colocar a metade para um lado e a outra metade para o outro lado. Onde pode acertar a bola no colega? Alguns jogam dizendo que vale somente do joelho para cima. Outros que vale no corpo todo. Ou seja, as regras são diferentes, dependendo de onde se está jogando.
O jogo pode e deve ser usado no tempo livre, e é chamado também de brincadeira. Muitos jogos serão realizados nas aulas de Educação Física, buscando sempre objetivos distintos.
As lutas também são importantes na Educação Física. Entende-se por luta uma disputa onde o adversário deve ser subjugado com através de técnicas ou estratégias de ataque, defesa e contra-ataque. Os fundamentos das lutas são socos, chutes, imobilizações, chaves de braço, desequilíbrios, etc.
Bem, olhando desse jeito, talvez não seja uma boa idéia ensinar lutas na escola. Será que é uma boa idéia ensinar os alunos a chutarem, a socarem, a aplicarem chaves de braço? Calma, que não é isso que a disciplina Educação Física pretende. Esses são os fundamentos das lutas, mas o principal aprendizado não é esse. O principal que é ensinado é a filosofia do respeito e da disciplina que as artes marciais trazem. Quem aprende alguma arte marcial fora da escola não aprende para sair batendo em todo mundo. Essas técnicas serão empregadas somente em uma luta de competição, algo que não acontecerá nas aulas de Educação Física da escola. Os alunos aprenderão, sim, a ter disciplina e a respeitar os outros, quer sejam homens, mulheres, mais velhos, mais novos, gordos, magros. Todos somos diferentes, todos somos merecedores de respeito, e isso é o que será abordado nas aulas de lutas.
A ginástica será um outro conteúdo das aulas da Educação Física. A ginástica inclui desde exercícios simples como apoios de frente, polichinelos e abdominais até movimentos mais complexos, como saltos e mortais.
A ginástica é a base da Educação Física e como tal deve ser trabalhada.
As atividades Rítmicas e Expressivas envolvem principalmente a dança e o teatro. Quer dizer que nas aulas de Educação Física os alunos devem aprender alguma dança? Sim. Na teoria e na prática, deve existir a Dança nas aulas dessa disciplina.
E se o corpo faz tudo isso, o estudo dos sistemas do corpo humano, os benefícios da atividade física para a saúde, tudo isso também deve fazer parte do aprendizado dos alunos.
Além disso, as aulas dessa disciplina, quando realizadas sob a orientação de um professor qualificado, promovem a construção de uma cultura de respeito nos alunos. Não é somente no conteúdo lutas, como citado alguns parágrafos acima, que o respeito é trabalhado. Em todas as aulas, em todas as atividades, o professor deve trabalhar isso nos alunos. É uma lição que cada um levará para toda a vida.
Em outras palavras, a Educação Física não é somente correr ao redor da quadra ou jogar um "racha". O professor dessa disciplina não está na escola somente para organizar eventos esportivos e controlar o uso das bolas. A Educação Física é uma disciplina que trata do corpo em movimento e todas as suas manifestações. E como tal deve ser trabalhada pelos professores dessa disciplina e respeitada pelos alunos. E o professor deve ser competente para trabalhar todas as possibilidades com os alunos, formando realmente cidadãos.

Perguntas para ajudar a compreender o texto:

01) Quais os Conteúdos da Educação Física?
02) Quais as diferenças entre esporte e jogo?
03) Os professores de Educação Física que você já teve em outras escolas trabalhavam esses conteúdos? Se a resposta for sim, como eles faziam? Se a resposta for não, por que você acha que eles não faziam?
04) Como trabalhar de forma real o respeito nas aulas de Educação Física?
05) Qual conteúdo você achou mais interessante? Comente em 10 linhas sobre ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário