segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Alimentos DIET x Alimentos LIGHT

Alimentos LIGHT x Alimentos DIET


Deparamo-nos com esses dois termos sempre que vamos a um supermercado. Leite LIGHT. Refrigerante DIET. Iogurte LIGHT. Bolo DIET. Mas, afinal, o que significa realmente essas duas palavras?

O alimento é DIET quando um determinado ingrediente é totalmente retirado de sua composição. Este ingrediente ausente pode ser açúcar, sal, gordura, colesterol, etc. Uma empresa que produz determinado alimento, se afirma que esse alimento é DIET, têm que garantir ao consumidor que aquela substância foi totalmente retirada do alimento, podendo ser utilizado por diabéticos (não tem açúcar), por pessoas com colesterol elevado (colesterol zero), ou com pressão alta (sem sal), por exemplo.

Mas o consumidor precisa ter cuidado. Um alimento DIET não é necessariamente um alimento pouco calórico. Podemos citar como exemplo uma barra de chocolate DIET para açúcar. O que isso significa? Que ela não contém açúcar em sua composição. Como o consumidor pode observar isso? Nas informações nutricionais encontradas na embalagem.

Essa barra de chocolate pode ser consumida sem problema por um diabético – diabetes é uma doença que causa um excesso de açúcar no sangue. Uma alimentação, e às vezes um simples alimento, com uma quantidade razoável de açúcar pode ser um veneno para quem tem essa doença. – Afinal, ela não contém açúcar.

Mas uma pessoa que não tem diabetes vai comprar e comer essa barra pensando que ela, por ser DIET, não é calórica. Pode acontecer de ela conter uma quantidade de gordura maior que uma barra comum, não DIET. Por quê? Para não ficar com gosto ruim. Se o açúcar de um chocolate é retirado, dá para imaginar que o gosto não vai ser tão agradável. Para que o gosto melhore, é preciso aumentar algum outro ingrediente, como por exemplo a gordura, tornando o alimento calórico.

E LIGHT? O que é? O alimento é LIGHT quando algum de seus componentes tem a quantidade diminuída. Este ingrediente reduzido pode ser açúcar, sal, gordura, colesterol, etc. Produtos light têm que garantir ao consumidor que pelo menos 25% da substância foi retirada do alimento.

Um alimento LIGHT para gordura pode ser consumido por quem quer emagrecer, pois será menos calórico que o mesmo alimento normal. Mas quem tem uma restrição alimentar e não pode comer gordura por conta de alguma doença, não pode comer esse alimento. Por que ele ainda tem gordura. Podemos citar como exemplo o leite. O leite integral é o leite comum, normal, com as quantidades certas de gordura. O leite semi-desnatado é um leite LIGHT para gordura. A quantidade de gordura nele é reduzida. Ideal para quem quer perder peso (reduzir a ingesta de calorias) sem exageros. O leite desnatado é DIET para gorduras. Ele não tem gorduras. Ideal para pessoas com problemas intestinais que não podem de jeito nenhum ingerir gorduras.

É preciso ter muita atenção na hora de comprar um alimento, para não correr o risco de comprar gato por lebre, e prejudicar sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário