sexta-feira, 22 de abril de 2011

Atividades do Conaff Sexta-Feira 22 de Abril

Conaff 2011

Curso Natação Lúdica
Atividades realizadas no primeiro dia:

1. (Foram feitas atividades voltadas para a tematização “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. Essas atividades encontram-se descritas mais à frente)

2. Jogo das Letras Cooperativas (Jogo Cooperativo) – deslocando-se na piscina de qualquer maneira
O grupo deve montar a letra solicitada pelo professor (por exemplo, se o professor pedir uma letra “O”, o grupo deve fazer um círculo). Mas para isso deve deslocar-se para a borda oposta. O professor determina o tempo para a execução da tarefa, se assim desejar. Caso o grupo não consiga no tempo determinado, paga uma punição (por exemplo, nadar uma ida e volta.
Variação: em forma de competição, unindo com a próxima atividade.

3. Nadar de encontro
Turma dividida em dois grupos. Grupos posicionados em bordas opostas. Devem nadar ao mesmo tempo, trocando de borda. Eles vão se cruzar no meio da piscina, o que vai render encontrões e risadas.

4. Jogo do Cubo
Nadar uma determinada distância antes do professor montar um lado do cubo mágico. Claro que esse jogo exige que o professor saiba montar um dos lados deste quebra-cabeça.

5. O Túnel
Alunos em colunas. passar por sob as pernas dos colegas. O objetivo da atividade é cada coluna tentar refazer sua posição original (inicia o colega que está por último, passando para a frente). Quem fizer essa posição inicial primeiro vence.
Variação: por sob os colegas deitados em flutuação ventral.
Variação: transportando um objeto que deve ser passado por todos (atividade feita no segundo dia)

6. O Túnel com desafio
Idem ao jogo do Túnel, mas o grupo deve fazer o túnel rapidamente, de forma a voltar a posição original antes de um ou mais colegas fazerem uma ida ou uma ida e volta na piscina. Ou pode-se misturar esse jogo com o jogo do cubo. O grupo deve refazer a formação inicial antes do professor fazer o cubo.

7. Jogo de Detetive
Desvendar o caso. – Jogo baseado no jogo de tabuleiro Scotland Yard, que vocês podem encontrar em qualquer loja de brinquedo
Um modo de fazer: Equipes nadam e a cada x voltas, o professor entrega uma pista. (particularmente prefiro dessa maneira.
Outro modo de fazer: Pistas nas quatro bordas. Cada grupo nada junto para uma borda, onde vai ler o caso e as pistas que lá estão. A cada um minuto o professor pede que eles troquem de borda. Não pode haver mais de um grupo na mesma borda.
Nos dois modos de execução o jogo termina quando uma equipe desvenda o caso.
(O caso do bilhete do banqueiro encontra-se no final deste documento)

Gincana Semi-Cooperativa
(Lembrando a proposta dessa minha Gincana: a cada atividade, trocam-se os integrantes das equipes)
01) Formação das equipes: 1° quem pega os espaguetes; 2° pega-pega: para pegar esses que pegaram o espaguete; 3° cada equipe escolhe três alunos. Eles vão disputar o jogo do cubo. Quem me vencer na montagem do cubo escolhe para que equipe vai quem não conseguir será escolhido por quem está ainda de fora (2x); 4° O restante do grupo disputa no Joken-Po

02) Atividades:
a) Assoprar os Geloucos
Cada equipe recebe pranchas e geloucos para pôr em cima. Também recebem uma bexiga cada um. A cada ida e volta, devem encher seu balão e com o ar que sai dele, tentar derrubar seus geloucos.
Ao final da atividade, pedi que as meninas trocassem de time.

b) Tiro ao Alvo
Arrodiando a piscina ou a cada ida e volta, para acertar garrafas nos blocos;
Ao final da atividade, pedi que trocasse de time quem estivesse de touca

c) Jogo de Perguntas e Respostas
Hoje fizemos o jogo das 11 perguntas, descrito mais à frente
Ao final da atividade, pedi que os alunos casados trocassem de time.

d) Seqüência Matemática
Em cada bloco há uma charada. Cada charada resulta em um número. Esses números estão em uma Seqüência lógica. O objetivo do jogo é alguma equipe descobrir qual é o próximo número da seqüência. Como a aula é de natação, determina-se que devem sempre nadar alguns alunos (dois ou três ou mais de cada equipe). Ou, então todos nadam e o professor dá um tempo para eles analisarem as pistas.
Possibilidades de Seqüências:
I) 1, 1, 2, 3, 5, 8, ? (Resposta: 13. Seqüência Fibonacci. Cada número é resultado da soma dos dois anteriores.
II) 12, 24, 34, 46, 55, 64, ? (Resposta: 74. Cada número é composta de dois algarismos. O primeiro algarismo é 1, 2, 3, ... na ordem. O segundo algarismo é a quantidade de letras do nome do primeiro algarismo escrito por extenso)
III) 2, 10, 12, 16, 17, 18, 19, ? (Resposta: bem, vocês vão ter que me dar)
IV) 1, 2, 3, 5, 7, 11, 13, ? (Resposta: bem, vocês também vão ter que me dar)

e) Acertar a sequência
Vamos imaginar uma turma de 15 alunos. Vamos formar cinco grupos, cada grupo com 3 alunos. Na borda oposta, encontramos brinquedos (os utilizados por mim foi minha coleção de locs da Coca-Cola, que juntei há alguns anos. Mas podem ser quaisquer brinquedos). Vinte e cinco brinquedos no total. Ou seja, cinco brinquedos para cada grupo. Em uma folha de papel, eu escrevo uma seqüência de brinquedos, como esta
Seqüência 01: Disco Verde; Morcego; Trevo; Kuat; Coração.
Seqüência 02: Disco Vermelho; Garrafa; Coração; Ferradura; Trevo.
Seqüência 03: Disco Amarelo; Ferradura; Morcego; Garrafa; Kuat.
Seqüência 04: Disco Preto; Coração; Kuat; Ferradura; Garrafa.
Seqüência 05: Disco Prateado; Trevo; Ferradura; Coração; Morcego.
Neste caso específico, as seqüências não foram criadas com nenhuma lógica.
Os alunos começam a nadar, da maneira determinada pelo professor, indo para a borda oposta. Cada um pega somente um brinquedo e volta. Ao completar 5, avisam ao professor, que vai verificar se houve acertos. Então o professor fala em forma de enigmas:
Vocês acertaram somente dois. Este aqui é um dos certos e este é um errado.
Vocês acertaram três. Este aqui é um dos errados.
Vocês só acertaram um. E não é este aqui.
A partir dessas informações, os alunos vão tentar descobrir quais são seus brinquedos. A cada erro, todos os brinquedos devem ser devolvidos e o grupo reinicia a nadar para tentar repor seus brinquedos e fazer uma nova tentativa.
Vence o grupo que acertar primeiro sua seqüência.
Desafio: vocês conseguem transformar esse jogo em um jogo plenamente cooperativo?

Aula da Camisa:
1. Nadar à vontade com a camisa para sentir como é diferente;
2. Nadar em duplas, um com as duas camisas. Depois troca.
3. Tirar a camisa. Colocar todas em um bolo na piscina. Nadar e voltar. De forma individual, em duplas ou em trios. Quem (ou qual dupla, ou qual trio) veste primeiro todas suas camisas?
4. Mesma atividade em uma perspectiva de cooperação. Todos trocam de camisa e retornam em um determinado tempo. Conseguem?
5. Em duplas, nadar para trocar a camisa na borda oposta. Quem volta primeiro?
Conseguem pensar em outras atividades com as camisas?

Ambiente Lúdico-Educativo:
Harry Potter e a Pedra Filosofal

Capítulo 1: O menino que sobreviveu
(Este capítulo conta em grande parte como são os Dursley: bem tradicionais)
Nadar estilo crawl de forma bem tradicional.

Capítulo 2: O vidro que sumiu
(Este capítulo conta um incidente em que Harry faz sumir um vidro)
Rede e Peixinhos – a rede representando o espelho que sumiu

Capitulo 3: As cartas de ninguém
(Este capítulo conta como Harry recebeu cartas de Hogwarts)
Baile dos correios – ao som de uma música, todos dançam. Quando a música parar o professor diz “chegou carta. E ela é para...”
Pessoas do mesmo sexo – e ela diz para vocês fazerem uma estátua representando seu sexo.
Pessoas do mesmo signo – e ela diz para vocês posarem para uma foto representando seu signo.
Pessoas que torcem para o mesmo time – e ela diz para vocês cantarem o hino de seu time do coração.
Etc.
(Vocês conseguem criar novas possibilidades?)

Capítulo 4: O guardião das chaves
(Este capítulo conta como Harry conheceu seu amigo gigante Hagrid)
Briga de galo: a dupla que cair vai nadar (Representando o Hagrid – gigante)

Capítulo 5: O Beco Diagonal
(Este capítulo conta a primeira chegada de Harry Potter no Beco Diagonal)
(Eu não escrevi que atividade fiz para este capítulo. Vocês podem criar uma)

Capítulo 6: O embarque na Plataforma 9 ¾
(Este capítulo conta como Harry foi para Hogwarts: no trem)
Nado de Enguia – com mais de duas pessoas (representando o trem)

Capítulo 7: O chapéu seletor
(Este capítulo conta como Harry foi escolhido para a casa Grifinória: através do chapéu seletor)
Pega-pega (pegadores com bonés)

Capítulo 8: O mestre das poções
(Este capítulo conta o primeiro encontro de Harry com o professor de poções, Severo Snape)
Encher a garrafa
Alunos em equipes, cada equipe tem uma garrafa pet do mesmo tamanho. Eles recebem também um objeto para encher essa garrafa. Pode ser um copo descartável (de água ou de café), pode ser uma esponja, etc. A cada ida e volta de um integrante, o mesmo tem direito a uma colocada de água na garrafa. Quem encher a garrafa primeiro vence.

Capítulo 9: O duelo à meia-noite
(Este capítulo conta uma luta entre Harry e Draco Malfoy)
Par-Ímpar – alunos em duplas. Dupla posicionada um de costas para o outro. Determina-se qual dos dois é par e qual dos dois é ímpar. O professor diz um número qualquer. Se esse número for par, o aluno correspondente foge e o outro pega. Se o colega pegar, marca o ponto. Se o colega não pegar, o outro é que marca ponto. Da mesma forma – só que ao contrário – se o número for ímpar. Faz-se algumas vezes. Ao final, quem marcar mais pontos vence.
Obs.: é bom organizar os alunos em fileiras (lado a lado)

Capítulo 10: O dia das Bruxas
(Este capítulo conta a primeira festa do dia das bruxas de Harry na escola, em que ele, Rony e Hermione derrotam um trasgo montanhês)
Não me lembro que atividade coloquei aqui. Estava escrita muito ruim na minha agenda. Vocês podem criar a de vocês.

Capítulo 11: Quadribol
(Este capítulo conta o primeiro jogo de quadribol de Harry)
Jogo de quadribol
Bolem um pólo aquático com quatro bolas, e dêem funções diferentes para algumas.
Exemplo:
Com essa bola azul vocês marcam gols. Cada gol vale um ponto.
Com essas duas bolas vermelhas vocês tentam jogar na bola azul para atrapalhar a outra equipe.
Essa bolinha pequenininha eu vou jogar para cima eventualmente no jogo. Se alguém pegar sem deixá-la cair na água, marca cinco pontos para sua equipe.

Capítulo 12: O Espelho de Ojesed
(Este capítulo conta o encontro de Harry com um espelho mágico)
Nadar imitando o colega nadando, como se fosse um espelho.

Capítulo 13: Nicolau Flamel
(Este capítulo conta quem foi este homem, um grande alquimista)
Acertar a garrafa – fizemos essa atividade na aula.

Capítulo 14: Norberto, o dragão norueguês
(Este capítulo conta como Hagrid ganha um ovo de dragão e ele nasce em sua casa)
Pernada do estilo livre com os braços abertos (representando o dragão)

Capítulo 15: A floresta proibida
(Harry e seus amigos recebem uma punição e vão para a floresta proibida com Hagrid. Lá Harry encontra um centauro, Firenze)
Nado de Enguia – com dois, o da frente realizando braçada e o de trás pernada (Representando um centauro)

Capítulo 16: No Alçapão
(Harry e seus amigos enfrentam os desafios propostos por seus professores para proteger a pedra ilosofal)
Passar pelo “Cérbero”
Três colegas de mãos dadas no centro. Não podem soltar suas mãos. Os demais alunos em uma borda. Eles devem atravessar a piscina sem deixar os colegas os pegarem.

Salto no espaguete – representando a planta que eles enfrentam
Um por um, saltar no espaguete – salto convencional de natação – tentando não tocar nele.

Jogo de perguntas e respostas sobre o xadrez
Montar um jogo de perguntas e respostas sobre este jogo.

Capítulo 17: O homem de duas caras
Pega com duplas de costas um para o outro (esse jogo foi feito com o par-ímpar. Agora pode ser feito dizendo números ou operações matemáticas, cores, etc.)

Jogo das 11 Perguntas
1. Existe um Sete de Setembro na Inglaterra?
Sim ( ) Não ( )
2. Quantos aniversários teve uma pessoa que viveu 50 anos?
49 ( ) 50 ( ) 51 ( )
3. Alguns meses do ano têm 31 dias. Quantos têm 28?
Sem opções.
4. Quantos noves existem entre 0 e 100?
Sem opções
5. É correto que um homem se case com a irmã de sua viúva?
Sim ( ) Não ( )
6. Divida 30 por ½ e some 10. Qual é o resultado?
0( ) 10( ) 35( ) 45( ) 50( ) 70( ) 90( )
7. Se há 3 maçãs e pegas 2, quantas tens?
1 ( ) 2 ( ) 3 ( )
8. Um médico te receita 3 comprimidos e te diz para tomar um a cada meia hora. Quantos minutos te duram os comprimidos?
30 ( ) 40 ( ) 60 ( ) 90 ( )
9. Um granjeiro tem 17 ovelhas. Todas morrem, menos 9. Quantas ficam?
5 ( ) 8 ( ) 9 ( )
10. Quantos animais de cada espécie Moisés colocou na Arca?
3 ( ) 2 ( ) 1 ( ) 0 ( )
11. Quantos selos de 2 centavos há em uma dúzia? (essa pergunta já foi feita no jogo seqüência matemática)
1 ( ) 3( ) 6 ( ) 9 ( ) 12 ( ) 24 ( )

Respostas

1. Sim. O Sete de Setembro na Inglaterra é igual ao Sete de Setembro em qualquer outro país. Vem depois do dia seis e antes do dia oito.
2. Quem viveu 50 anos teve 50 aniversários.
3. Todos os meses do ano têm 28 dias, incluindo os que têm mais de 28 dias.
4. São vinte. Todos os números da casa do 90 possuem um nove, e o 99 tem dois.
5. Não. Ele já morreu, como casará de novo?
6. 70. A primeira operação é uma divisão de frações. Conserva a primeira e multiplica pelo inverso da segunda.
7. Duas. As duas que tu pegaste.
8. 60 minutos. Você vai esperar meia hora para tomar a primeira?
9. Nove. As nove que não morreram.
10. Nenhum Moisés nunca esteve na arca de Noé.
11. Doze. Uma dúzia é sempre doze.

Jogo de Detetive
O Caso do Bilhete do Banqueiro

Gabriel Vancine, um sócio importante do Banco, foi seqüestrado. O caixa do Banco, Charles Batista, alega que seu chefe saiu às 3 da tarde da quinta-feira, em direção à sua residência.
A Scotland Yard descobriu que Elton Tobias, um suspeito que já havia cumprido pena por seqüestro, fora visto na saída do Banco no dia em que Gabriel Vancine desapareceu.
Durante a noite, um garoto que vendia jornais entregou à família da vítima um bilhete escrito por Gabriel Vancine. Desgraçadamente, Nona Vancine, a filha do banqueiro, rasgou o bilhete. Mas ela lembra que o textoexigia que a família pagasse 20.000 libras em troca de sua vida. A família pediu que Sherlock Holmes atuasse como intermediário no resgate. Ele seria informado posteriormente sobre o lugar em que o dinheiro deveria ser deixado.
O filho adotivo e colunista de jornal, Terrance Vancine, não entendeu como seu pai pôde aceitar tão prontamente as exigências dos seqüestradores. No entanto, a senhorita Vancine, deixando de lado as objeções do irmão, decidiu obedecer ao ultimato dos seqüestradores.
Nesta manhã, Humberto Yoder, um pobre condutor de carruagens, seguindo instruções de uma senhora que, segundo ele, lhe deu 5 libras de gorjeta, chegou à casa de Sherlock Holmes com um envelope para ele.
Era uma carta, escrita pelo próprio Gabriel Vancine. Ela dizia o seguinte:
“Meu caro Holmes, obedeça ao que estou escrevendo. Faça escrupulosamente na íntegra. Siga da farmácia até casa penhores. Este caminho é importante. Homem deverá segui-lo. Melhor é obedecer seguindo o meu conselho. Ordem do seqüestrador: chegando às docas, não volte sem ter pague o dinheiro. O resgate, largue-o no cais. Gabriel”
Vocês devem descobrir: a) quem seqüestrou o banqueiro; e b) onde é seu cativeiro.

Pista: Gabriel Vancine é normalmente muito cuidadoso com a escrita.
Pista: A primeira palavra da verdadeira mensagem de Vancine é “Holmes”
Pista: Holmes disse a Watson que esta aventura poderia ser chamada de “O Enigma do quatro”
Pista: A nota de resgate contém, na verdade, uma mensagem secreta.
Pista: Charles Batista desmanchou seu namoro com Nona Vancine por falta de dinheiro para cortejá-la.
Pista: A verdadeira mensagem de Vancine para Holmes possui 13 palavras.
Pista: Elton Tobias trabalha meio período no Hotel. Ele dormia em um quartinho isolado, nos fundos do prédio.
Pista: Antes de terminar seu namoro com a filha do banqueiro, Charles Batista encontrava-se com ela na fazenda de sua família, isolada da cidade.
Pista: O Banco de Vancine rejeitou um pedido de empréstimo de Humberto Yoder.
Pista: Os quartos de cima da farmácia estão alugados para o Humberto Yoder.
Pista: Duas semanas atrás, Terrance Vancine comprou passagens para partir de Londres em breve.
Pista: Ler nas entrelinhas não salvará a vida de Vancine, mas saltar palavras, sim.

Solução: Humberto Yoder teve seu pedido de empréstimo negado. Ele, então, bolou o seqüestro, escondendo Gabriel Vancine em um dos quartos que ele havia alugado na farmácia. Como Gabriel sabia quem era seu seqüestrador, ele sabia que não sairia dali vivo. Então, quando o seqüestrador pediu que, de próprio punho, a vítima escrevesse um pedido de resgate, ele o escreveu de forma a conter uma mensagem secreta. A verdadeira mensagem de Vancine para Holmes possui 13 palavras, inicia com a palavra Holmes, e você deve saltar de quatro em quatro palavras (Holmes disse que esta aventura poderia ser chamada de “O Enigma do quatro”). Iniciando da palavra Holmes do bilhete e contando de quatro em quatro, você encontra a seguinte mensagem: “Holmes, estou na farmácia. Este homem é meu seqüestrador. Não pague resgate. Gabriel.”
Este homem, no caso, é o que está entregando a mensagem.

Professor Eduardo Bernardino Rodrigues
edfisicaeduardo@yahoo.com.br
8897.6082

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